Cupins no ambiente geram desconforto e causam preocupação nas pessoas
Silenciosos e sorrateiros, os cupins são pragas urbanas que causam os mais diversos prejuízos aos estabelecimentos e, por isso, devem ser controlados o quanto antes. Apesar de não transmitirem doenças, esses pequenos insetos são um risco para o ambiente por conta da habilidade de destruir madeira, gerando danos estruturais irreversíveis em alguns casos.
Conviver no mesmo local que os cupins não é um risco para a saúde, mas é uma ameaça à integridade do espaço quando a infestação evolui com rapidez e não há um tratamento focal capaz de inibir o desenvolvimento dos insetos. Estar atento à sua presença e agir com rapidez faz toda a diferença.
Conheça alguns tipos de cupins e suas principais características
- Cupim de madeira seca
Como o nome sugere, esse é um tipo de cupim responsável pela infestação em artigos de madeira, desde móveis até peças de decoração. O cupim de madeira seca constrói seu túnel dentro no material e normalmente se caracteriza por deixar pequenos grânulos perto do local infestado. - Cupim subterrâneo
Essa é uma espécie que constrói suas colônias no solo, tanto na superfície quanto debaixo dela. Na natureza, é comum ver os enormes e resistentes cupinzeiros construídos pelo cupim subterrâneo. Já no ambiente intradomiciliar, ele é identificado por túneis de coloração marrom que ficam em áreas úmidas e pouco iluminadas. - Cupim arborícola
O nome dessa espécie está relacionado às suas características naturais, visto que a palavra “arborícola” está associada à “árvore”. Esse tipo de cupim constrói suas colônias nas copas das árvores, mas pode migrar para os estabelecimentos quando encontram condições favoráveis à sua reprodução.
Ações de prevenção e correção contra os cupins são cruciais para se prevenir contra essa praga
Um ambiente pode ser tomado pelos cupins em pouco tempo por conta da migração das colônias. É por isso que a descupinização deve ser solicitada ao identificar a presença desses insetos no local, de modo que os especialistas de uma empresa controladora de pragas consigam aplicar os tratamentos antes que o problema evolua.
As metodologias corretivas são cruciais para inibir o desenvolvimento dos cupins e evitar que você tenha problemas no ambiente. Assim como elas, as medidas de prevenção após a descupinização não podem ficar de fora dos cuidados contra os cupins. Algumas atitudes incluem:
- Não acumular entulho e papéis;
- Deixar sempre o ambiente ventilado;
- Instalar telas de proteção no ambiente;
- Vedar rachaduras;
- Optar por objetos desenvolvidos com madeira resistente;
- Monitorar o ambiente com atenção.
Conte com a Nordic para te ajudar a controlar os cupins de forma assertiva e segura
A assistência de uma empresa controladora de pragas torna o combate aos cupins muito mais eficaz, pois acompanha a supervisão de especialistas que trabalham conforme a necessidade do seu ambiente.
A Nordic está aqui para te ajudar nessa missão. Conte com a nossa equipe e acabe com os problemas causados pelos cupins. Solicite seu orçamento por meio de nossos canais de atendimento.