Controle de larvas – Para a obtenção de bons resultados em programas de controle de mosquitos, o controle deve ser direcionado aos criadouros desses insetos.
Quando o esgotamento da água acumulada não puder ser realizado a pulverização regular dos pequenos empoçamentos, galerias de águas pluviais, pneus, bocas de lobo, etc é suficiente para controlar as formas imaturas do mosquito. Nos casos de grandes empoçamentos e áreas com densa vegetação a aplicação espacial com atomizador pode trazer bons resultados.
Controle de adultos – O controle de adultos como ação independente do controle larval nem sempre traz os resultados desejados, pois os criadouros podem estar relativamente afastados da área sob controle e, nestes casos, a eliminação dos adultos nessa área não causa impacto significativo, já que levas de novos adultos chegam a todo momento, nascidos em locais não atingidos pelos tratamentos executados. Para o controle de adultos são utilizadas as técnicas de aplicação espacial com atomizadores, termonebulizadores e nebulizadores a ultra baixo volume (fumacê).