Falta de chuva já começa a afetar reservatórios de SP

Escorpião em Bragança Paulista

A falta de chuvas no mês de Abril já afeta os níveis dos principais reservatórios responsáveis por abastecer a regão metropolitana de São Paulo, garantindo no máximo a estabilidade dos volumes.

Os sistemas Cantareira e Alto de Cotia permaneceram estáveis nesta terça-feira (14/04) em relação à última medição, o nível dos outros reservatórios, no entanto, recuou.

A Sabesp divulgou balanço que aponta o nível do Cantareira em 15,4% – índice registrado por três dias consecutivos. Nas primeiras duas semanas do mês, o sistema acumulou somente 11,2 mm de água, valor que corresponde a 12,47% do volume esperado para o mês, de 89,8 mm.

O reservatório é responsável pelo abastecimento de 5,6 milhões de pessoas na zona norte da cidade e de partes das zonas leste, oeste, central e sul da capital. Esse número era de aproximadamente 9 milhões antes da crise, e a diferença passou a ser atendida por outros sistemas.

O percentual usado agora é baseado na quantidade total do reservatório, de 1,3 trilhão de litros, incluindo o volume útil e as duas cotas do volume morto. Até então, era considerado o volume morto apenas na quantidade disponível, e não na total. Sem essa quantidade de água, a capacidade do sistema é de 1 trilhão de litros.

Fonte: UOL

logo

Ficou alguma dúvida?