Você sabia que aproximadamente 30% da água tratada é perdida antes de chegar a casa do consumidor?
Pois saiba que isso é a mais pura verdade — pior: essa é uma estimativa conservadora; em alguns locais, esse número é maior.
Parte dessa perda ocorre por roubo; certos indivíduos são capazes de interceptar os canos da empresa fornecedora e sangram parte dessa água; com isso, eles temágua potável sem precisar pagar por ela.
Quem acaba pagando somos eu e você.
O restante acaba sendo perdido por conta da idade avançada e do estado de má conservação de boa parte dos encanamentos brasileiros.
COMO UM ENCANAMENTOS ANTIGO PODE GERAR DESPERDÍCIO?
A maior parte das tubulações antigas, que possuem mais de 30 anos, são fabricadas em ferro fundido.
Com o tempo, a água provoca na tubulação uma espécie de cristalização que resulta na obstrução parcial (e até mesmo total) do encanamento.
Para compensar tais obstruções, a empresa responsável por fornecer a água pode aumentar a pressão.
Conforme esse aumento ocorre, as juntas e conexões dessas tubulações acabam sendo exigidas além de sua capacidade e vazam; muitas vezes esse vazamento é relativamente pequeno, porém é preciso pensar que isso não ocorre em apenas um local, mas sim em vários, portanto torna-se fácil ver porque esse é um dos principais causadores do desperdício de água.
Como consequência, chegamos a perder 950 bilhões de litros de água por ano.
Para piorar a situação, a cada dez vazamentos, cerca de quatro são indetectáveis, ou seja, ocorrem em locais aterrados, que não são visíveis ou até audíveis.
QUAIS OS BENEFÍCIOS DE SANAR ESSE PROBLEMA?
O primeiro é óbvio: economia de água. Vivemos tempos de crise, no qual esse é um bem escasso, portanto não há margem para desperdício.
Segundo, por economia; um vazamento como esse é capaz de impactar fortemente a conta no final do mês, portanto sanar esse tipo de problema gera economia a longo prazo.
PREVENIR PARA NÃO REMEDIAR
A melhor forma de garantir que o encanamento de sua edificação esteja funcionando bem e sem vazamentos é realizar manutenções frequentes na mesma.
Para tanto, busque o auxílio de um caça vazamento, como por exemplo a Nordic, que a décadas atua nesse mercado, empregando alguns dos equipamentos e técnicas mais modernos e avançados para ajudar seus clientes a sanar seus problemas.