Segundo os dados apresentados pela secretária de Recursos Hídricos de São Paulo, Monica Porto, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) constatou, pela segunda vez em três meses, um aumento do consumo de água. De acordo com o estudo, essa segunda taxa de crescimento foi ainda maior que a anterior, chegando a apontar que 21% dos consumidores aumentaram os gastos com água, o crescimento anterior havia sido de 19%.
Analisando o estudo realizado, constatou-se que não houve aumento no número de clientes que receberam bônus no valor da conta em relação ao mês passado. 5% dos clientes receberam 20% de desconto e 10% dos consumidores receberam 6% de desconto. Houve um crescimento pequeno na quantidade de clientes que diminuíram o consumo, mas não receberam bônus no valor da conta. Esse número foi de 11% para 12%.
A Sabesp já havia registrado uma queda de economia em agosto, mês em que a quantidade de clientes que elevaram o consumo foi de 17% para 20%.
O presidente da Sabesp Jerson Kelman, ao ser questionado sobre esse aumento disse não tinha informações específicas para justificar esse fato, já a secretária de Recursos Hídricos, Monica Porto recusou-se a atender a imprensa.