O cupim é um inseto que merece a alcunha de praga. Ele pode ser encontrado tanto no campo como na cidade, trabalha de forma silenciosa e é capaz de destruir não apenas móveis, mas também paredes e até cultivos agrícolas (dependendo da espécie).
Sendo assim, estar atento aos sinais que indicam a presença desse inseto é imprescindível para não ser pego de surpresa.
Por isso, separamos abaixo algumas dicas que irão lhe ajudar a entender os principais sinais que indicam a presença desse inseto.
PRINCIPAIS SINAIS DA PRESENÇA DE CUPINS
Muitas pessoas tem dificuldade de identificar a presença de cupins porque muitas vezes a infestação se assemelha a uma infiltração, com partes da parede ou teto ficando inchados, parapeitos e batentes deformas e um cheiro característico de mofo presente. Existem, contudo, alguns sinais que costumam entregar a existência de cupins:
- Pequenos montes granulados de coloração bege espalhados pelo imóvel; trata-se das fezes do inseto. Costuma ser um sinal de que a infestação já está relativamente avançada — esse, aliás, costuma ser o primeiro sinal que um cupim de madeira seca dá;
- Túneis com o tamanho aproximado de um lápis, em geral em algum alicerce. Os cupins tem o hábito de fazer túneis ligando o ninho à fonte de comida;
- Rachaduras nos móveis ou no piso. Os insetos costumam comer a madeira no sentido da fibra e deixam um certo rastro de terra. As rachaduras costumam formar uma espécie de túnel ou labirinto e pode haver ondulações ou áreas afundadas na superfície do móvel e/ou piso;
- Você sabia que nem só de madeira vive o cupim? Pois é, muita gente não sabe, mas eles também se alimentam de outros materiais, tal qual drywall e gesso. Se algum desses materiais apresentar sujeiras na borda ou sinal de que está se desfazendo, desconfie;
COMO ACABAR COM ESSA PRAGA?
Antes de finalizarmos o texto, gostaríamos de ressaltar que os cupins, apesar de serem uma praga urbana que trás incontáveis problemas, eles possuem uma importante função ecológica: eles são considerados consumidores primários e também decompositores, sendo uma das principais forças transformadoras de matéria da natureza.
Fora isso, eles também auxiliam na aeração e nutrição do solo por mover nutrientes e abrirem galerias subterrâneas no mesmo.
Por esse motivo, trata-se de um inseto que precisa sim ser controlado, mas também respeitado e devidamente combatidos.
Para tanto, conte com o apoio da Nordic.
Somos uma empresa especializada no combate de diferentes tipos de pragas; fazemos não apenas descupinização, mas também dedetização, desratização e uma série de outros serviços para garantir a sua segurança e conforto.